Receita de Muffins de Bacon, Tomate e Queijo

Muffins de Bacon, Tomate e Queijo

Hoje trago-vos uma receita que gosto muito: muffins de bacon, tomate e queijo.

Esta receita é super versátil porque além de poderem adaptar a receita usando outros ingredientes, é uma receita para comer a qualquer hora do dia.

São óptimos para o pequeno-almoço ou para um brunch, se quiserem algo mais completo, mas que não dê muito trabalho. Estes muffins de bacon, tomate e queijo são também maravilhosos para o almoço ou para o jantar, acompanhados com uma salada. E claro, estes muffins de bacon, tomate e queijo são tão versáteis que até para petiscar são bons.

Na falta de uma entrada, quando têm pessoas em casa para jantar ou para uma festa de crianças, assentam que nem ginjas! E de certeza que todos os convidados vão adorar!

Caso queiram uma versão mais light/ mais leve, facilmente conseguem tornar estes muffins de bacon, tomate e queijo mais saudáveis. Podem usar farinhas menos refinadas (farinha integral, farinha de arroz ou farinha de espelta são boas opções), se acharem que faz muita diferença. Mas no geral, acho que se a vossa alimentação for equilibrada, estes muffins salgados não vos farão mal nenhum.

Quem me acompanha, já sabe que eu defendo o equilíbrio acima de tudo. Penso que isso é mesmo a coisa mais importante e, é por isso mesmo que não restrinjo os alimentos de que gosto da minha alimentação. Simplesmente tenho cuidado com as escolhas que faço e, não olho para todos os rótulos e tudo e mais alguma coisa tipo louca.

Tento sempre escolher aqueles alimentos que sei que são naturais, como por exemplo frutas e legumes, de preferência não embalados. Tenho sempre carne e peixe frescos, que congelo logo quando compro. Evito bolachas, batatas fritas e todos esses alimentos mais processados e mais fast. E estou sempre em aventuras na cozinha!

Ainda sobre estes muffins de bacon, tomate e queijo, claro que podem optar por ingredientes que, à partida, contêm menos gordura… Por exemplo, em vez de bacon podem usar frango desfiado e em vez de queijo ralado, podem usar queijo feta ou qualquer outro que tenha baixo teor em gordura. Nunca experimentei esta combinação, mas parece-me que deve resultar bastante bem. Podem ainda usar queijos vegan, ou simplesmente usar usar levedura nutricional para que dar um sabor extra à receita. Usem a imaginação! Experimentem e digam-me como ficou. 😉

De qualquer forma, digo e repito: tenham uma alimentação equilibrada! Esse é o maior segredo para uma vida saudável. Comam o que gostam, sem sentimentos de culpa e comam comida a sério. Se viveram tranquilos, sem demasiadas preocupações com a comida, é tranquilo!

Vamos lá à receita destes muffins de bacon, tomate e queijo?

 

Lê ainda a Receita Going Mexican – Chicken Quesadillas.

 

Receita de Muffins de Bacon, Tomate e Queijo (aprox. 18 unids):

Ingredientes:

  • 2 cups de farinha
  • 2 cups de leite
  • 2 ovos
  • sal q.b.
  • pimenta q.b.
  • 1 tomate cortado em cubos pequenos
  • 2/3 fatias de bacon, cortadas em pedaços pequenos
  • Queijo ralado q.b.
  • 2 c. chá de fermento

Modo de preparação:

  1. Comecem por pré-aquecer o forno a 180º.
  2. De seguida, untem algumas forminhas de cupcakes (eu consegui fazer mais ou menos 18 cupcakes com esta receita).
  3. Numa tigela, misturem a farinha, o leite e também os ovos e misturem bem.
  4. Adicionem o tomate cortado aos cubos e o bacon cortado em pedaços.
  5. Coloquem o sal e a pimenta a gosto.
  6. Adicionem o queijo ralado e misturem bem a massa, para que fique tudo bem incorporado.
  7. Por fim, coloquem o fermento e envolvam.
  8. Distribuam a massa pelas formas de cupcakes previamente untadas e levem ao forno, durante cerca de 30 ou 40 min, ou até que o palito saia limpo.
  9. Assim que os muffins estiverem cozidos, retirem as forminhas do forno e deixem arrefecer um pouco.
  10. Retirem das formas e sirvam.

Sugestão: Sirvam com uma salada, de espinafres e tomate (ou outra qualquer a vosso gosto, esta é apenas uma sugestão), se fizerem esta receita para o almoço ou para o jantar.

Para um sabor mais intenso, poderão adicionar um pouco de massa de tomate à mistura.

Podem usar queijo cheddar ralado, para obterem mais sabor e mais cor.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreve a Newsletter para receberes o meu eBook