Receita de Pão Nuvem ou Oopsies

Pão Nuvem ou Oopsies

Pão nuvem ou oopsies é como se chamam estes pãezinhos low carb.

Não sou pessoa de restringir alimentos da minha alimentação. A crença de que os hidratos de carbono são o vilão da nossa alimentação já não ecoa nos meus ouvidos, mas continuo a ver imensas pessoas a cortar hidratos e mais hidratos…

Sou apologista de que para uma vida saudável o mais importante é ter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes. Uma alimentação baseada em hidratos de carbono, em proteínas e em vegetais.

Gosto sobretudo de ter um estilo de vida que me permita comer aquilo que eu gosto e que me dê espaço para algumas gordices de vez em quando. Afinal, desde quando é que um chocolate matou alguém?!

Apesar de achar que devemos comer de tudo um pouco e sem restrições malucas, ter receitas fáceis e práticas é essencial! Quem é que hoje em dia tem tempo a perder no corre corre das nossas rotinas diárias?!

E é mesmo neste ponto que entra este pão nuvem, que eu gosto tanto!

Sim, é uma receita low carb e eu acabei de dizer que não sou de cortar alimentos da minha alimentação. Mas por outro lado, é essencial que saibamos equilibrar a nossa dieta alimentar com receitas boas e saudáveis e sobretudo que saibamos contrabalançar as nossas refeições.

Dito isto, admito que nas alturas em que sinto que estou a exagerar (tal e qual como aconteceu no período das festas!), opto por alternativas mais leves. E não tem mal nenhum!

Mas repito, desde que seja de forma equilibrada e com consciência!

Os hidratos de carbono são essenciais para o funcionamento do nosso corpo, uma vez que são responsáveis por nos dar a energia necessária para o dia. Assim sendo, optanto por uma refeição low carb ao pequeno almoço ou ao lanche, tento sempre comer uma refeição mais completa ao almoço ou ao jantar e assim consigo atingir o equilíbrio entre estas refeições mais low carb.

E isto porquê? Para que não haja carências e o corpo não se ressinta. E claro, para manter a minha sanidade mental… Que ninguém sobrevive a água e alface!

Além disso, acho super importante ter uma alimentação variada e para isso é necessário ter receitas boas sempre à mão. E esta receita de pão nuvem ou oopsies é maravilhosa! Os pãezinos são leves e fofos e desfazem-se na boca (nem parecem low carb!).

Cá por casa são um sucesso tão grande que o pessoal nem acredita que são saudáveis… Voam em 5 min!

 

Querem mais receitas de pequenos almoços /snacks saudáveis? Vejam a Receita de Pudim de Chia.

 

Pão Nuvem ou Oopsies 2

 

Vamos lá ver como é que se faz esta receita boa?

 

RECEITA DE PÃO NUVEM OU OOPSIES (APROX. 10 UNIDS):

INGREDIENTES:

  • 3 ovos
  • 3 c. de sopa de queijo creme
  • 1 pitada de sal
  • 1 c. café de fermento em pó
  • Sementes de papoila q.b.

MODO DE PREPARAÇÃO:

  1. Comecem por pré-aquecer o forno a 180º.
  2. Separarem as gemas das claras. Reservem as gemas à parte e coloquem as claras num recipiente de tamanho médio.
  3. Batam as claras em castelo, fazendo o teste da tigela (virem a tigela ao contrário e se as claras não caírem, significa que estão prontas). Reservem.
  4. Juntem o queijo creme às gemas e misturem bem. É mais fácil com a ajuda de uma vara de arames.
  5. Adicionem um pouco de sal e o fermento. Envolvam bem na mistura para que fique distribuído uniformemente.
  6. Envolvam as claras na mistura anterior, até que fiquem bem incorporadas. Mas cuidado para não as desfazerem.
  7. Coloquem uma folha de papel vegetal num tabuleiro e deitem colheradas da mistura anterior no tabuleiro, de forma a fazer um círculo. Geralmente, 2 a 3 colheres de cada vez é o suficiente para 1 porção.
  8. Polvilhem com as sementes de papoila.
  9. Levem ao forno durante 20 min ou até que a cor comece a ficar amarelada.
  10. Deixem esfriar um pouco e sirvam.

Sugestão: Sirvam estes pãezinhos nuvem ou oopsies barrados com pasta de abacate, fica delicioso. E com um ovo escalfado, mnhaaam, que maravilha!

Podem usar estes pãezinhos para fazerem umas sanduíches mais light ou como substituto ao pão de hambúrguer.

Usem as sementes que mais gostarem, desde sementes de chia a sementes de girassol, de linhaça, enfim… Eu usei as de paoila porque gosto muito.

 

Pão Nuvem ou Oopsies 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreve a Newsletter para receberes o meu eBook