Receita de Petit Gateau

Petit Gateau de Chocolate

Olá, olá. Hoje trago-vos mais uma receita boa e esta é a pensar nos miúdos aí de casa… Quem é que por aí gosta de Petit Gateau?

O Dia da Criança está quase a chegar e eu lembro-me bem de quando era mais nova e a chegada deste dia era uma excitação total. Acho que os miúdos se sentem importantes por terem um dia só deles. Pelo menos, acho que era isso que eu pensava quando era pequena.

E como a maior parte dos miúdos (e dos graúdos) gostam de chocolate, decidi fazer uma receita cheinha de chocolate, para que se possam deliciar! E esta é tão boa, que não vale dividir! Ups Mas vale “comer junto!” (ler em brasileiro) e com muito mimo.

Petit gateau que é petit gateau é mesmo para atacar!

Eu gosto muito de doces com chocolate e, bolos que são tipo mousse por dentro (como este petit gateau) são a minha perdição. Mas não sou fã de sobremesas demasiado doces e, é por isso mesmo que nunca uso muito açúcar. Podem rectificar as quantidades, se quiserem um bolo mais doce.

Geralmente, não utilizo chocolate de culinária porque tem mais açúcar. Costumo comprar chocolate 70% cacau ou mais, ou uso cacau cru (se a receita mencionar chocolate ou cacau em pó).

Continuando a minha conversa de há pouco… Acho que esta receita é ideal para surpreender as crianças aí de casa, no Dia da Criança. E é sempre um pretexto para vos darem a vocês próprios um miminho. Ou então, levem as crianças para a cozinha, que de certeza que vão adorar!

Ou, quem sabe, não juntam a família e os amigos e se aventuram a fazer estes deliciosos bolinhos. Como são pequeninos e só levam ingredientes saudáveis, até comem sem qualquer peso na consciência. Não é perfeito?

Por falar em comer sem peso na consciência… já tenho vindo a falar dessa questão. E se têm lido os posts que tenho feito, já devem ter percebido que eu defendo acima de tudo o Equilíbrio.

Não interessa nada se comeram um bolo hoje, porque um bolo não vos vai fazer engordar. E não importa que tenham tido um fim de semana cheio de eventos e de comida. O que realmente importa é a forma como encaram esses exageros e, que voltem à vossa vida normal depois desses dias mais “gordos”.

Mas sem mais demoras, vamos a isso? Receita a sair do forno já, já.

 

Vejam ainda a Receita de Bolachas de Aveia e Chocolate.

 

RECEITA DE PETIT GATEAU (2 UNIDS):

INGREDIENTES:

  • 1 tablete pequena de chocolate (de preferência 70% cacau)
  • 2 c. sopa de óleo de coco
  • 2 ovo
  • 1 c. de sopa rasa de açúcar mascavado
  • 3 gotas de essência de baunilha
  • 2 c. chá de farinha (eu usei farinha de espelta)

MODO DE PREPARAÇÃO:

  1. Comecem por pré-aquecer o forno a 200º / 220º (depende do quão potente é o vosso forno, mas convém que esteja bem quente quando colocarem no forno).
  2. Com a ajuda de uma panela e de uma taça, derretam o chocolate em banho maria em lume médio ou brando, juntamente com o óleo de coco.
  3. Numa tigela, misturem o ovo, o açúcar mascavado e a essência de baunilha. Envolvam bem.
  4. Juntem o chocolate derretido ao preparado anterior e misturem gentilmente, de forma a que fique bem incorporado.
  5. Acrescentem a farinha e misturem bem.
  6. Distribuam a massa por dois ramekins (ou formas de cupcakes), previamente untados.
  7. Levem ao forno, já aquecido, por 10/12 min ou até que fique com um aspecto cozido por fora, mas ainda mole (tipo mousse) por dentro.
  8. Retirem do forno imediatamente, para que não fique demasiado cozido.
  9. Deixem arrefecer um pouco e sirvam.

Sugestões: Caso gostem do bolo mais consistente, deixem-no no forno durante mais 1 ou 2 minutos, para que fique mais cozido.

Podem servir este petit gateau com uma bola de gelado. O meu preferido é gelado de nata, combina na perfeição com o chocolate! Ou ainda, com alguns morangos ou frutos vermelhos. É uma perdição!

Podem ainda decorar com cacau em pó por cima ou com açúcar de confeiteiro.

Se quiserem e gostarem, juntem umas sementes, alguns frutos secos ou granola por cima, para um toque mais crocante.

Para agradar as crianças, neste dia dedicado a elas, podem colocar pepitas multicores ou com algumas gomas coloridas. De certeza que elas vão adorar!

 

 

 

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreve a Newsletter para receberes o meu eBook