Receita de Souflé de Queijo e Cenoura

Souflé de Queijo e Cenoura

A receita escolhida para hoje é um maravilhoso Souflé de Queijo e Cenoura.

Tenho a sensação que esta é daquelas receitas que a maioria das pessoas acha super complicada e eu não percebo bem porquê.

Além de ser super fácil de fazer, é uma receita bastante rápida e prática. E não tem nada que enganar! O grande segredo está em bater bem os ovos.

Ahh e em ter cuidado com as diferenças de temperatura (do forno vs temperatura ambiente).

Se são dos que não tem problemas nenhuns com souflés, então fazem esta receita com uma perna às costas. Por outro lado, se forem dos que acham os souflés um bicho de sete cabeças, então basta seguirem todos os passos desta receita de souflé de queijo e cenoura e vão ver que é bem mais simples do que imaginavam!

E uma coisa super importante é que esta receita é bem saudável e os ingredientes são facilmente substituídos. Podem usar mais legumes, frango desfiado ou tofu por exemplo!

É só usarem a vossa imaginação e adaptarem a receita ao vosso gosto pessoal.

Como aquilo em que mais acredito é que o equilíbrio é a chave da nossa alimentação, fiz esta receita com queijo, cenoura e um pouco de bacon porque considero que estes ingredientes não têm mal nenhum e podem ser consumidos numa dieta normal, com moderação. E é isso mesmo que vos quero mostrar aqui.

Outra coisa que acho importante salientar é que apesar desta receita levar farinha, a quantidade de farinha é distribuída por toda a massa. Desta forma, cada porção de souflé leva uma quantidade bastante pequena deste ingrediente. Isto significa que além de ser uma receita saudável e leve, a quantidade de hidratos de carbono não é assim tão elevada quanto se possa pensar.

Por isso, não tenham receio de fazer esta receita! Uma óptima sugestão é acompanhar com uma boa dose de salada. Gosto especialmente da salada de espinafres, tomate seco e sementes que fica óptima com este souflé de queijo e cenoura.

Esta é também uma óptima receita para quando têm amigos em casa e querem fazer uma refeição mais leve. Tanto podem servir como entrada ou como prato principal. E podem ainda fazer uma forma maior em vez de repartirem por várias formas pequenas. É mais messy, mas bem mais prático se não quiserem perder tempo!

 

Querem mais receitas práticas e boas? Então vejam a Receita de Muffins de Bacon, Tomate e Queijo.

 

Bora lá à receita?

 

RECEITA DE SOUFLÉ DE QUEIJO E CENOURA (APROX. 4 PORÇÕES):

INGREDIENTES:

  • 4 ovos
  • 250 ml de leite (podem usar bebidas vegetais)
  • 3 c. de sopa de farinha de espelta
  • 100 gr de queijo ralado
  • 1 c. de sobremesa de manteiga
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.
  • 6 a 8 fatias de bacon cortados em pedaços (opcional, apenas se quiserem dar um sabor extra à vossa receita)
  • 1 cenoura ralada

MODO DE PREPARAÇÃO:

  1. Comecem por pré aquecer o forno a 180º.
  2. De seguida, separem as gemas das claras e batam as claras em castelo (até que elas não caiam, se virarem a tigela ao contrário). Reservem as claras.
  3. Derretam a menteiga em banho maria e juntem, aos poucos, a farinha de espelta. Misturem bem.
  4. Juntem o leite, também aos poucos, e comecem a mexer de forma a que não se formem grumos na mistura.
  5. Quando comecar a engrossar, adicionem o sal e a pimenta a gosto e envoltam bem os temperos para que se espalhem uniformemente pela massa do souflé de queijo e cenoura.
  6. Adicionem agora o queijo ralado e icorporem-no na massa, de forma a que o queijo comece a derreter e a massa fique bem cremosa.
  7. Deixem que o queijo derreta bem. A ideia é que o queijo se dissolva na massa e fique também distribuído uniformemente.
  8. Juntem as gemas ao preparado e misturem bem.
  9. Coloquem agora, aos poucos, as claras em castelo que reservaram inicialmente. Com cuidado, envolvam as claras na mistura, bem lentamente para que a massa fique com a consistência desejada.
  10. Juntem o bacon em pedaços e a cenoura ralada e envolvam devagar.
  11. Dividam a massa por formas / ramekins individuais e previamente untados (não é necessário untar as formas / ramekins, uma vez que a ideia é servir directamente nesses recipientes, mas ajuda a que a massa não fique colada nas extremidades).
  12. Coloquem as formas / ramekins no forno pré aquecido a 180º e deixem cozer por cerca de 20 min.
  13. Antes de retirarem as formas / ramekins, desliguem o forno e deixem os recipientes lá dentro por cerca de 10 min. Este passo irá prevenir que a diferença de temperatura do interior para o exterior seja exagerada e, desta forma evita que a massa baixe ao retirar do forno.
  14. Retirem do forno e sirvam.
  15. Para que o empratamento fique ainda mais bonito, polvilhem com algumas ervas frescas como por exemplo, com coentros.

Sugestão: Utilizem os ingredientes que quiserem, que eta receita é super verátil. Fica óptimo com espargos!

Com beterraba ralada ou courgete, que também fica delicioso.

Se quiserem uma receita vegetarina, substituam o queijo por nutritional yeast e o bacon por tofu fumado.

Outra sugestão é fazerem esta receita com floretes de bróculos.

Se quiserem ser arrojados, experimentem a versão doce deste souflé. Coloquem cacau ou alfarroba e uns pedaços de fruta (ou puré de fruta caseiro) e acrescentem mel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreve a Newsletter para receberes o meu eBook