Receita de Tostas de Abacate com Ovo Escalfado

Tostas de Abacate com Ovo Escalfado

Vamos falar de Tostas de Abacate?

Sei que é uma coisa recente, uma moda que se instalou por aí e que parece que não vai desaparecer tão cedo. Ai e tal, porque o abacate é saudável, faz umas tostas incríveis e umas fotos ainda mais espectaculares.

Tudo isso é verdade! E outra grande verdade é que eu AMO abacate. Outra verdade? Abacate e ovo escalfado é vida! Pronto, é esta a minha opinião.

Quando era mais nova, não gostava nada de abacate, achava que era um fruto viscoso, com pouco sabor e ainda por cima os meus pais comiam-no com açúcar e limão. Que combinação estranha!

Com o tempo e com as modas a aparecerem, decidi experimentar novamente e fiquei fã! Podia comer abacate todos os dias, não fosse ele um fruto caríssimo. E é um fruto super versátil.

Tostas de abacate são sempre aquele pequeno-almoço bom, que me faz crescer água na boca só de pensar! E esta receita, que vos vou mostrar de seguida, é a receita básica que eu faço. É super simples e fácil.

Para além de tostas de abacate, eu adoro comer ovos ao pequeno-almoço. Como tento sempre ser minimamente saudável, os ovos escalfados são os meus melhores amigos. Além de maravilhosos, a textura é óptima. E quando a gema fica mal cozida, ficam ainda melhores!

Os ovos são também um ingrediente bastante versátil e, por isso mesmo, não podem faltar na minha cozinha. São não só base de muitas receitas que faço, como são o meu salva-refeições quando o frigorífico está vazio!

Nesta receita de tostas de abacate, usei bacon frito. Podem achar que não é a coisa mais saudável do mundo e eu percebo. Mas quero que entendam que ser saudável tem a ver com equilíbrio. Isso sim deverá ser o nosso principal foco.

Não interessa nada se eu vou comer um pouco de bacon frito, se tudo o resto é comida boa. Interessa sim que não posso comer quilos de bacon fritos, mas isso toda a gente sabe. É senso comum. Agora, comer umas fatias de bacon frito num pequeno-almoço não me vai fazer engordar nem ser menos saudável. Novamente, o segredo é o equilíbrio!

Dito isto, vamos lá à receita?

 

Veja outra sugestão de pequeno-almoço em Receita de Panquecas de Aveia.

 

RECEITA DE TOSTAS DE ABACATE COM OVO ESCALFADO (2 unids):

PARA A TOSTA DE ABACATE:

  • 2 fatias de pão à vossa escolha (eu escolhi pão de centeio escuro)
  • 1 abacate grande
  • 2 ovos
  • 2 fatias de bacon
  • Sal e pimenta q.b.
  • Azeite q.b.
  • 2/3 gotas de vinagre

MODO DE PREPARAÇÃO:

  1. Comecem por abrir o abacate e retirar a polpa. Coloquem numa tigela e reservem.
  2. Tempera o abacate com sal e pimenta a gosto. Aqui, podem acrescentar os temperos que mais gostem. Desta vez coloquei apenas sal e pimenta porque queria uma receita mais simples. Reservem.
  3. Cortem o bacon em pedaços pequenos e reserve.
  4. Numa frigideira, coloquem um pouco de azeite e deixem aquecer. Acrescentem o bacon em pedaços e deixem fritar.
  5. Depois de frito, coloquem os pedaços de bacon em papel de cozinha, para que a gordura seja absorvida.
  6. Aqueçam água numa panela, com umas gotas de vinagre. Assim que a água esteja quente, mas não a ferver, coloque os ovos um a um. Os ovos devem ser colocados na panela com água, como se fosse abrir um ovo para estrelar.
  7. Deixem os ovos cozerem durante 2/3 min ou até que a gema esteja cozinhada ao vosso gosto (eu gosto da gema quase crua, para que “exploda” quando se abre).
  8. Torrem o pão numa torradeira, enquanto deixam os ovos cozer.
  9. Finalmente, montem a vossa torrada da seguinte forma: uma fatia de pão, por cima coloquem o abacate (como se estivessem a barrar manteiga) e no topo, coloquem o ovo escalfado. Repitam o processo para a segunda tosta de abacate.
  10. Espalhem o bacon por cima dos ovos, de forma a que fique visualmente apetitoso.
  11. Sirva.

Sugestão: Por cima do abacate, podem colocar malaguetas secas cortadas em pedacinhos. Dá um ligeiro toque picante e fica maravilhoso!

Se preferirem, podem colocar os pedaços de bacon inteiros, por cima do abacate. Se o fizerem, coloquem o ovo escalfado por cima do bacon.

Outro ingrediente óptimo é o tomate. Experimentem colocar umas rodelas de tomate por cima do abacate. Ou até poderão subtituir o bacon por tomate cherry, se acharem que é mais saudável. Mas não se esqueçam, o maior segredo é o equilíbrio.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreve a Newsletter para receberes o meu eBook